BY

domingo, 21 de março de 2010

Pesca Esportiva - Meus parabéns!!

Hoje pela manhã eu estava passando por um canal de TV e de repente me chamou a atenção a cena de 4 caras felizes e sorridentes com um peixe imenso nos bracos.

Um deles um japa, que carregava o peixe, sorria e levantava o bicho por um tipo de alicatão e pelas guelras do peixe havia sangue escorrendo, uma imagem linda a contar pelo sorriso idiota dos 4 estupidos...

O interessante é que eles diziam assim:

_ Ah, isso sim é pesca esportiva!! pegamos e soltamos o bicho pra ele viver mais depois!! - E os palhacos continuavam a sorrir e o bicho já nem se debatia mais enquanto lhe era tirado o imenso anzol da sua boca estourada...

Meu Deus!! fiquei pensando...

Cacete, como pode uns FDP desses dizer que aquilo era legal, que aquilo ali era preservar a natureza??...Sinceramente nao entra na minha cabeça isso...

Pensem comigo...

O peixe imenso ta la no rio dele tranquilinho dando umas voltinhas e de repente ele é fisgado por um anzol imenso, a sua boca é mutilada, ele quase morre sem ar na mão dos caras e depois de tudo soltam ele todo machucado e quem é que garante que ele vai sobreviver aquilo?

Quem garante que ele nao vai pegar uma infecção e ir pro beleléu??

Eu acho que estes caras que fazem pesca esportiva, geralmente filhões de papai ja meio envelhecidos e que nao tem mais o que fazer da vida vão se divertir fazendo este tipo de sacanagem contra a vida.

Sabe, se é pro cara se alimentar tudo bem. Os pescadores que vivem da pesca eu nao falo nada. Mas machucar os peixes e solta-los quase mortos nos rios eu acho coisa de cara com grana sem muito o que fazer da sua vida estupida. Acho que eles deviam tambem receber um anzol na boca e depois serem soltos mundo afora, pois se o peixe pode sofrer, porque eles nao?
Só porque sao seres humanos?? Grande coisa...

É por isso que ta tudo acabando no mundo, porque o homem pensa que é tao importante, que pode sair por aí caçando por diversao, matando por diversão, e saindo sorrindo com cara de idiota...

Ou se preserva a vida ou nao se preserva, nao tem como seguir a Deus e o diabo ao mesmo tempo...

é isso...aff



by


Haroldo

7 comentários:

  1. Neste mês eu fui para Pirassununga-SP visitar o CEPTA (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Peixes Continentais), um órgão do IBAMA, e conversei com o presidente do órgão, o Sr. Laerte Batista de Oliveira Alves e com o Zootecnista Osmar Ângelo Cantelmo. Perguntei a eles se a pesca esportiva tinha alguma relevância para a extinção de peixes no Brasil. A resposta de ambos foi negativa.

    Eles chegaram a desenvolver um trabalho científico sobre a pesca esportiva, com experiências "in loco". Segue o link: http://flymagazine.com.br/pesque-solte/ onde você pode baixar o material em pdf.

    A conclusão do trabalho foi a seguinte:
    A captura de peixes na modalidade de pesque-e-solte, praticada em viveiros de pesca com anzol, contenção com alicate e liberação, sem provocar fadiga excessiva, garante ao peixe sobrevivência superior a 90%.
    A metodologia adotada na realização deste trabalho, para a obtenção de dados de sobrevivência na modalidade de pesque-e-solte, é aplicável para esse tipo de experimentação, com resultados confiáveis.

    Esse ano eles estão desenvolvendo um novo estudo,
    mais amplo e com mais espécies de peixe. Onde eles me adiantaram os reultados: A sobrevivência dos peixes chegaram a 100%.

    Isso significa que o animal não morre quando o pescador sabe manusear corretamente. Mesmo utilizando alicate, anzol e etc...

    Esses homens dedicaram o trabalho de uma vida inteira para a conservação dos peixes, e incentivam a pesca esportiva, que é regulamentada pelo IBAMA, e emite uma licensa para todo pescador esportivo.

    Eles me informaram que a maior causa de extinção dos peixes no Brasil é a construção de hidrelétricas sem um estudo ambiental aprofundado, e a pesca predatória em comunidades ribeirinhas em época de piracema, ou com peixes abaixo do peso estipulado e a pesca profissonal não fiscalizada.

    Então é capaz que a pessoa que compra um peixe no supermercado por exemplo, esteja contribuindo mais para o desequilíbrio ambiental do que o pescador esportivo.

    ResponderExcluir
  2. Eu não duvido que no programa de TV que você viu, o exemplar capturado tenha morrido. Pois não se deve segurar o peixe pelas guelras de forma alguma, é uma área muito frágil e pode gerar infecções na soltura animal caso haja sangramento.

    É preciso que todo pescador esportivo tenha o máximo de informações possíveis para não prejudicar o animal, e esses homens do programa de TV são os que deveriam dar exemplo... O pescador esportivo não pode se deixar levar pelo entusiasmo e prejudicar o animal.

    Conheço muitos pescadores esportivos que contribuem com a conservação do meio-ambiente. Denunciando a pesca predatória ilegal, crimes ambientais, corte de árvores e desastres ambientais em geral. Pois o pescador esportivo depende de um eco-sistema saudável para continuar praticando seu esporte, e como ele viaja muito para pescar, acaba virando um fiscal da natureza.

    No Brasil, muito diferente de outros países (como os Estados Unidos por exemplo) o pescador esportivo não é esse carniceiro sádico como você ilustrou na sua matéria. Não caça para matar, pelo contrário, procura conhecer profundamente as espécies que está pescando (para não utilizar um material sub-dimencionado) e não provocar fadiga excessiva no peixe. Muitos pescadores retiram o anzol do peixe (normalmente sem farpa) na própria água e eu já ví até alguns que depois de capturar o animal, em um gesto de ternura e respeito, beijar o animal e devolve-lo.

    Muitos pescadores esportivos contemplam a natureza e encontram na pesca esportiva um meio para entrarem em comunhão com ela. São pessoas conscientes e bem informadas e não maltratam os animais, não poluem o lugar onde pescam e etc...

    Não podemos generalizar tudo que envolve a caça. A pesca esportiva é muito diferente da caça a raposa ou das touradas, onde o animal não tem nenhuma chance de sobrevivência.

    Mas é sempre bom estar atento a crimes ambientas, e fazer sua parte com cidadão e sinceramente eu acho que essa foi a sua intenção. E tanto para você, como para aquele pescador da TV que matou o peixe eu deixo um recado final: É preciso mais informação.

    Um abraço,

    Raoni Rossi

    ResponderExcluir
  3. Concordo contigo, meu amigo. Pesca esportiva é algo estúpido que deveria ser proibido. Onde é que já se viu? Torturar um animal por mero prazer... Façam-me o favor! Isso não é esporte nem aqui nem na China (bom, talvez na China já que eles fazem questão de torturar os animais que matam para comer devido à crença local de que isso amacia a carne, mas isso é outro assunto).

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Cara, vocês só podem ser alienados. A pesca esportiva não tortura nem maltrata o animal. Quase 100% dos peixes se regeneram totalmente em pouco menos de 1 semana.Os peixes que por ventura acabam morrendo (que não representam nem 5%), são consumidos pelos pescadores. É uma pesca regulamentada e incentivada pelo Ibama. Muito mais digno do que comprar qualquer tipo de carne no mercado. É uma hipocrisia criticar a pesca esportiva e comprar um peixe, um frango ou um bife no mercado, onde indústrias milionárias torturam milhões de animais por dia. Se orientem, se informem, depois escrevam.

    ResponderExcluir
  5. Vejo que esse Raoni Rossi precisava na verdade, é que qualquer dia desses que ele for pescar ter um anzol preso em sua boca pra ele sentir como é a recuperação do peixe, aliás nem se compara a recuperação de um homem que tem todo assistência médica com a de um peixe, mas espero q isso aconteça um dia e que ele relate aqui pra gente como foi essa experiência. Valeu!!

    ResponderExcluir
  6. Haroldo, gostei de seu blog e te ofereço um poema como prova de amizade. Sou educador ambiental, técnico e geógrafo e, portanto, cientista e sei que a ciência não tem a resposta absoluta para tudo, muito menos para essa inclinação humana a causar a dor aos outros seres vivos e até ao próprio semelhante e a si mesmo. Quem pensa que a ciência tem a resposta para tudo está terrivelmente enganado. Vivemos um início de milênio, onde, apesar do "avanço" científico e tecnológico, o ser humano continua sendo capaz das atitudes mais egoístas e mesquinhas. Peixe é um animal que também sofre, morre de infarto, sofre calado. Peixe não chora, peixe não grita e porisso, alguns descuidados e que se acham bem informados acham que ele também não SOFRE!

    PESCA ESPORTIVA

    Não adianta você se enganar e tentar negar o que é real
    Pesca esportiva, mais que uma proeza, fere a natureza, não é natural
    Em outros tempos, contra a maresia, pesca em demasia, prá fome matar
    Thiago e Pedro, pescadores natos, com muito recato, a rede a jogar...

    Por isso eu digo: Pesque, meu amigo, mas, somente aquilo o que vai comer
    Não mexa com o que não lhe pertence, eu lhe peço: Pense, antes de o fazer

    Pescar é bom, preciso e saudável, mas, desagradável, se não tem motivo
    Um sofrimento tão desnecessário, que mutila e mata tantos seres vivos
    Procure um esporte que não cause dano, que não seja engano, que não traga dor
    A natureza, criação divina, mais que contemplada, precisa é de amor...

    Por isso eu digo: Pesque, meu amigo, mas somente aquilo o que vai comer
    Todo ser vivo também tem sua alma, eu lhe peço: Calma no que vai fazer

    Peixe ferido, tirado da água, sofre grande mágoa nesta situação
    O caso raro em que sobrevive, é um caso à parte, é uma exceção
    Este animal também sofre e se estressa, mas, não interessa, não é nossa a dor
    Se debatendo, preso e ferido, com o beiço partido, uma cena de horror...

    Por isso eu digo: Pesque, meu amigo, mas somente aquilo o que vai comer
    Não pense que eu sou contrário à peixe, por favor, não deixe isso acontecer

    Que esta canção não lhe seja uma afronta, não tire o seu sono, nem a sua paz
    Seu objetivo, mais que um conselho, é ser um aviso do que o homem é capaz
    O ser humano com sua hipocrisia, prá “salvar o mundo”, fala de seu plano
    Aos animais dá um sofrimento à toa, tão desnecessário, só um mero engano...

    Por isso eu digo: Pesque , meu amigo, mas somente aquilo o que “cê” vai comer
    A pescaria é uma coisa sagrada, não adianta nada tentar inverter

    Por isso eu digo: Pesque , meu amigo, e conte comigo para lhe ajudar
    Não pense que eu sou contrário à peixe, por favor, não deixe de raciocinar

    Por isso eu digo: Pense, meu amigo, e cante comigo para não chorar
    É uma quimera que não sofre o peixe, por favor o deixe em paz em seu lugar

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de informar que depois de todos esses anos mudei de opinião e virei vegano. Abraços.

    ResponderExcluir

É um prazer receber um comentario...