BY

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Mascaras

O ser humano é deploravelmente capaz de criar mascaras para encobrir seu passado, seu hoje, e seu amanhã.

Você já conheceu alguém que não para de sorrir o tempo todo que até parece um cachorrinho rosnando? Eu já conheci alguém assim que não tirava o sorriso da boca o tempo todo, estando feliz ou desesperadamente nervoso sempre sorrindo. É incrível esta capacidade inconsciente que encobre o desespero, a raiva, o medo, o fundo do armário, a fraqueza.

Você já deve ter visto aquela moça que sai com todo mundo da cidade, não esta nem aí pra sua reputação como mulher, como pessoa, mas se alguém disser pra ela o que ela é, ela pira, fica com ódio e faz escândalo. É incrível como o ser humano faz o que faz, mas não consegue ouvir o que ele faz no sentido mais literal da palavra.

Você já esta cansado de ver bundas na teve de todo tamanho, cor, credo ou raça...rs. Mas se você falar bunda no ar, ou dependendo do lugar, você vai ver carinhas de bunda pra você como se fosse algo terrível falar aquilo que se vê a todo momento pela tela da nossa TV. Eu não entendo isso.

Você já viu aquela pessoa terrível que esta numa empresa há mais de vinte anos, com aqueles velhos hábitos nojentos e imutáveis e mesmo assim, ela nunca é dispensada por ser o “ativo fixo da empresa”, e continua atrapalhando a vida de quem tem novas idéias e disposição para mudar algo no lugar. Reclama da empresa o dia todo, vive dizendo pro novato do lugar que ele devia mandar curriculum pois aquele lugar é isso e aquilo mas ele mesmo não sai de lá por nada. É terrível como o ser humano é acomodado e só pensa em si próprio.

Conheci uma vez uma velha Sra. Que já estava na empresa como líder do setor contábil há vinte e oito anos. E ela se sentia a Deusa do lugar, era chata, arrogante, insana na forma de agir e gritava com todo mundo por onde ia, apenas pra mostrar a sua síndrome do pequeno poder. Lembro-me que ela cuidava muito de cães, isso pelo menos eu sei que ela fazia muito bem.
Era o ato compensador que ela tinha como válvula de escape para amenizar tanta amargura, e personalidade doentia para com os outros.

Estas mascaras que o ser humano usa no seu dia a dia para encobrir caráter, passado, medos, e arrogâncias, vidas duplas, obsessões a mentiras constantes, nada mais são do que formas de poder colocar a cabeça no travesseiro a noite e dormir um pouco em paz.

Caso você tenha se identificado em algum ponto no que eu escrevi aqui, não fique com raiva, geralmente a primeira sensação que nos vem ao coração ao ouvir uma verdade a nosso respeito que não seja boa é sentir raiva da pessoa e sumir...

Encare isso, como algo a ser mudado no seu EU e busque melhorar.
Eu não sou perfeito, tenho muitos e muitos defeitos e problemas a serem sanados, mas eu não tolero a Hipocrisia humana, gosto de ser verdadeiro comigo para que eu possa mudar amanha. Isso é um ponto positivo que carrego comigo porque eu consigo assim me enxergar, me policiar e me auto conduzir a um novo estagio da minha vida sempre.

Pense nisso...não custa nada!! Mas se você não se viu em nada, parabéns, mas não vá se achar perfeito, pois esta pode ser sua mascara. Sempre se achando o certinho e mentindo pra si mesmo sobre quem você é. E esta é a pior mascara, pois ela vai te levar a ser a mesma pessoa terrível por toda sua longa jornada.

By
Haroldo Writher

Um comentário:

  1. Mais uma vez você mandou muito bem, Haroldo.

    Essa necessidade patológica do ser humano de se esconder atrás de máscaras chega a ser ridícula. Acho que o importa é ter a capacidade de rir de si mesmo e levar a vida na esportiva.

    Abraço!

    ResponderExcluir

É um prazer receber um comentario...