BY

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O Caminho do Guerreiro - Limites - Sabedoria by HC de Souza

                Ontem fiz uma rapida viagem pra resolver umas questões pessoais e parei numa padaria que eu já conheço faz um ano aproximadamente mas nunca me interessei em chegar lá. Pedi algo pra comer e um café. Logo a minha frente havia um casal, um cara cabeludo de brinco na orelha já aparentando uns 45 anos e sua namorada uma japonesa da mesma idade que chorava muito ao seu lado, pois pelo que deu pra ver ele estava terminando com ela...Normal. Mas o cara que estava ao meu lado foi o que me chamou a atenção, ele estava deprimido e pensativo convesando com o rapaz que atendia a todos nós ali...

                Teve um momento que ele disse: _Sabe, esta vida é engraçada enquanto uns tem demais outros como eu tem de menos! Posso fumar aqui? Ah! Pergunta besta né, foi se o tempo que a gente podia fumar em qualquer lugar! Hoje tem lei pra tudo...( E sorriu dele mesmo mostrando seus dentes amarelos). Este rapaz devia ser mais novo do que eu e do que todo mundo quase alí, mas ele estava  acabado, um olhar triste e desolado, um jeito de quem havia passado a noite toda a beber e fumar...Fiquei com pena dele.

                 Fiquei pensando um "pensamento banal" "que todo mundo pensa" - "Injustiça do Mundo". De fato o mundo é mesmo injusto pois uns tem de montes e outros nada tem. Mas também as pessoas contribuem para que "seu mundo" seja mais pobre e perdido. Quando se é jovem há tempo pra tudo, pra curtir, conhecer coisas, se viciar em algo e nestes momentos infelizmente que a pessoa não tem muita experiência da vida é que ela deve se mostrar quem será no futuro. "Pau que nasce torto morre torto". Esta frase é uma verdade inconstestável. Não há o que se possa fazer quando desde cedo a pessoa já se mostra não querer nada com nada. _Ah! Mas Deus pode mudar as pessoas! Não. Não pode. Porque pra alguém mudar precisa ela mesma querer, por causa do livre arbitrio. Rarissimos casos onde a pessoa se levanta, sai do lodo e se da bem na vida. E não é governo, não é sistema, muitas vezes nem é familia é a pessoa mesmo...Só ela e ninguem mais. Acredito mesmo em "sangue ruim" Pessoas sem limites, que vivem os extremos da vida, caem a vida toda assim que se levantam, e caem de novo até que não se levantam nunca mais...

                 No caminho do guerreiro nato, até o que ele come é pensado. Enquanto a maior parte de todo mundo tem fome e come qualquer coisa, o guerreiro pensa no que seu corpo precisa e procura se puder comer algo melhor pra que ele se mantenha saudável na medida do possivel. Conheci no trabalho certa vez, uma moça que pesava uns 140 kilos...Pois bem, quando a gente ia almoçar em algum restaurante, no fim do seu prato imenso ela pedia um Milk Shake ou chocolates de sobremesa... =/ Quando a gente olhava pra ela imediatamente ficava brava e dizia: _ O que foi? Eu comi só um pouquinho no almoço! Por isso estou tomando só este copinho de Milk Shake! - Ninguém estava falando nada pra ela! Ela se culpava sozinha por saber que fazia errado mas não tinha limites e nem sabedoria nos seus atos...

                  Isso é só um exemplo, aí poderia citar tantas e tantas coisas e suas variantes...

                  No caso do rapaz da padaria jamais vou saber o que o levou aquele estado de pobreza e tristeza, mas só o fato de ele perguntar se podia fumar alí dentro, já me revelou o quão estupido ele foi com ele mesmo e as oportunidades que deve ter desperdiçado em estudo e algo que pudesse lhe dar uma vida melhor.

                  Um dia um cara que não vi nunca mais falou: _ Se todo mundo fosse bom, tava todo mundo perdido! O mundo precisa de perdedores para que os bons se sobressaiam! Caso contrario não teria como ninguem se sobressair...Mas na verdade não é bem assim. Há de fato uma seleção natural de gente que se sobressai por saber agarrar as oportunidades da vida, gente que tem dons, gente que "ganha dons". Sim ganhar dons também existe, eu sei bem disso, sim eu sei...Mas mesmo os vencedores e inteligentes precisam se cuidar, eu me lembro bem deste rapaz que falou isso, ele era muito inteligente mas era desprovido de um fisico elegante e demonstrava fragilidade. Está cheio de gente super inteligente hoje em dia, boa de raciocinio lógico mas cujo corpo já esta em estado deplorável e isso pra mim não é sinonimo de sabedoria. Não basta ser inteligente precisa ter sabedoria também. Sabedoria é algo que rarissimas pessoas tem e quem tem sabedoria as vezes é taxado disso e daquilo.

                   Do que adianta afinal ser super inteligente em matemática, ser o melhor da classe, ser engenheiro aos 25 anos e aos 27 morrer de infarto por excesso de gordura no sangue, colesterol alto e blá blá bla? O mundo precisa é de gente com sabedoria e que não seja egoista, que mostre um caminho, que seja exemplo e não de gente inteligente e ignorante, mas infelizmente é deste tipo de pessoas que está se super lotando o mundo. Mas tudo talvez tenha um porém e um porque...Talvez seja "plano"?. Não sei...não sei, não sei...

                   Desejo que esta semana seja de muita sabedoria e excelência pra todos...

                   Abraço forte e reconfortante.

HC de Souza





              

                 

                

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber um comentario...