BY

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Tolstoi & Mahatma Gandhy by HC de Souza

                Estes dias eu assisti a um filme chamado: A Ultima Estação, pelo menos aqui no Brasil nas locadoras saiu com este nome e o mesmo fala da história de Tolstoi, ou Léon de Tolstoi como queiram...

                 Eu pouco sabia sobre a vida deste magnifico homem que passou por esta terra...Agora eu estou impressionado com a grandeza dele...Não sabia que até mesmo o grande Mahatma Gandhi o considerava um "espelho", tamanha era a grandeza da sua sabedoria e amor a vida, da sua bondade como ser humano. Ele era nobre, mas nobre no sentido real da palavra, pois era um conde, porem sua alma era voltada totalmente a simplicidade e a não violência. Era contra os dogmas das religiões e era um cristão nato seguia só o evangelho e nada mais. Foi expulso da religião ortodoxa tradicional de seu pais por isso, por crer que religiões, governos e tribunais eram nada mais do que meras instituições que impunham a vontade de poucos sobre muitos. ( Até hoje é assim no mundo todo. )

                 Tolstoi foi um homem tão grandioso que até hoje é considerado um dos maiores escritores de todo o planeta, suas duas maiores obras mundiais foram Guerra e Paz e Anna Karenina, mas seus trabalhos foram inumeros, incontáveis e notáveis. Foi um homem tão extraordinário que dentro de sua propriedade fundou uma comunidade onde pregava o amor e a liberdade e até os livros didáticos que os filhos dos colonos utilizavam para estudar era escrito por ele mesmo.

                 As vezes fico espantado com a grandeza que certos homens que passaram pela terra tiveram, e também fico espantado em notar que hoje em dia não há mais ninguém vivo semelhante. Tolstoi foi tão nobre e grande de alma que não quis mais receber direitos autorais de suas obras por longo tempo, só mesmo voltou a receber quando precisou de dinheiro para transportar um grande grupo de pessoas perseguidas pelo governo de seu país para o Canadá. Incrivel e fascinante a historia da vida deste homem. Certamente apartir de agora também serei um fã incondicional deste gênio e grande homem chamado Tolstoi ao qual até mesmo Mahatma Gandhi se curvava tamanha era sua grandeza.

                É uma pena que para ver grandezas hoje, temos de rever o passado, e é ótimo que haja pessoas com interesses em fazer obras cinematograficas como a deste filme, ( pois todos sabemos que não rende imensas bilheterias um filme assim, tanto que ninguém quase ouviu falar do filme que assisti ) mas para termos bons exemplos é mesmo necessário voltar ao passado. Hoje em dia quando alguém faz o bem para muitos, imediatamente chama a imprensa, ou está dentro da própria imprensa/midia e daí faz todo aquele alarde apenas para ganhar uns pontos de audiência ou então para dar uma de "bom moço" mas por dentro sabemos que não há nada de bom. É pura "lei de Gerson".

                Para quem puder e se interessar procure saber sobre estas duas figuras maravilhosas que andaram aqui como nós sob o sol...Saber sobre eles nos dá uma luz interior muito boa, e claro...Não nos fará ser como eles, pois os considero "iluminados", mas nos dá sim um certo conforto em saber que nem tudo está perdido, neste nosso imenso mundo tão cheio de "vazio".

 
                 Deixo a todos o meu sempre abraço forte e reconfortante


HC de Souza
Post Scriptum
Os homens distinguem-se entre si também neste caso: alguns primeiro pensam, depois falam e, em seguida, agem; outros, ao contrário, primeiro falam, depois agem e, por fim, pensam.
Léon Tolstoi







Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber um comentario...