BY

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Moça que não sabe Ler e nem Escrever... by HC de Souza

                    Estes dias atrás estava num banco aguardando minha vez de passar no caixa, e na minha frente estavam uma moça gravida de uns 6 ou 7 meses, ( não entendo muito disso ) e seu marido, um rapaz miúdo com cara de tímido e ambos estavam a usar roupas bem simples, já um tanto surradas pelo tempo. Havia um garotinho grudado nela o tempo todo, de uns 4 aninhos aproximadamente...Era uma familia certamente...

                    Ao chegar a vez deles, a moça do caixa toda pomposa e bem vestida pediu que ela assinasse um papel para que a mesma pudesse sacar o seu dinheiro, foi quando ela disse:
         
          _ Mas moça toda vez é a mesma coisa, eu já falei que eu não sei ler e nem escrever! - Ela disse isso meio com um ar de certa raiva pela humilhação que pelo jeito devia passar todo mês naquele banco.

           _Tudo bem. Disse a moça do caixa, e liberou o dinheiro pra ela sem a assinatura mesmo. Dai num breve instante para que fosse quebrado o clima que havia ficado a moça do caixa sorriu e perguntou-lhe algo sobre sua gravidez...Ambas trocaram sorrisos e a moça e seu marido se foram dali...

            Fiquei a pensar...Puxa vida, ela não devia ter mais que uns vinte e poucos anos e o rapaz também, creio eu que o rapaz devia ter pelo menos um pouco de instrução...talvez. Mas de qualquer forma é incrivel né, como ainda nos tempos de hoje existam pessoas como esta jovem senhora, com um filho na barriga, outro no braço praticamente, não sabe ler, nem escrever, tem um suposto marido que não deve lhe dar uma vida muito boa, pois a aparência de ambos era assim, de dar certa pena...

            É uma lastima, que ainda haja isso, e com certeza há de montes...Pessoas famintas por vida, por educação, por um pouco de conforto que traga a elas uma luz, um mínimo de prosperidade. A pobreza gera mais pobreza e a pobreza começa sempre na alma das pessoas, ela é como um câncer que se espalha da alma pro espirito e toma conta da vida das pessoas. Quando digo algumas coisas aqui, posso parecer meio radical, mas eu acredito muito que a cultura que alguém mantém como parte do seu divertimento influencia seu amanhã. Pessoas que gostam de coisas vazias, acabam por se tornarem vazias também seja "amanhã", ou "depois de amanhã".

             A pobreza cega o conhecimento, corta as veias do desejo de ser alguém melhor, e quando não se consegue mais enxergar um futuro melhor, daí é necessário que alguém ajude. Caso contrário, só mesmo um milagre para mudar a situação. Eu não fiz nada pra ajudar aqueles dois, eles foram embora...Talvez é claro, eu nem pudesse mesmo oferecer nada. Eu não sei, eu não sei...eu não sei. Vejo jovens de 12, 13 anos indo pro buraco todo dia, iniciando sua vida sexual cada vez mais cedo, pais que só fazem seus filhos e depois não sabem o que fazer pra dar nem educação, nem berço, nem nada de valor. É lamentável.

             E quando os pais tem condições de dar tudo pra uma criança, criam filhos mimados, desde pequenos de nariz empinados que aos dezessete anos de idade já pegam os carrões dos pais e saem pelas madrugadas afora se não atropelando os outros em alta velocidade, se mantando dirigindo drogados e embriagados...hummpf...

              Claro que toda regra tem excessões, isso é só uma parte da sociedade, mas é real e ninguém pode dizer que não é bem assim mesmo...Não sejamos hipócritas.

               Bom...

               Acho que é isso que queria dizer hoje, de um assunto acabei indo a outro, mas tudo está interligado mesmo, assuntos, coisas, pessoas...estamos de certa forma todos conectados...

               Abraço forte e reconfortante a todos os meus leitores...

H.C de Souza
Post Scriptum
Toda vida adorei esta musica...ofereço ela a todos. Desejo que fique tudo bem...sempre. Musa.
HC







             
        

Um comentário:

  1. Mais um texto, no meio de tantos outros, onde o que há para ser dito, foi já escrito por você!
    Só quero reforçar que infelizmente o caso dessa moça não é único. É cada vez mais uma realidade do quotidiano de cada um de nós!

    "És parte ainda do que me faz forte"! ;) Sem quaisquer dúvidas!

    Abraço'

    ResponderExcluir

É um prazer receber um comentario...